O ReLaTiViSmO

Olá meninos e meninas, príncipes e princesas do Senhor. Tudo bem?

Como eu falei no post anterior, eu e meu esposo estamos com um programa voltado para jovens e adolescentes na Web Rádio Voz da Esperança.

E para você que não conseguiu acompanhar o programa no último sábado, hoje iremos conversar um pouquinho sobre o que foi tratado lá.

R E L A T I V I S M O…Você já ouviu esse termo antes?

formacao_1600x1200-o-problema-da-ditadura-do-relativismo

Talvez não dessa forma, mas de outras, por exemplo:

“Essa é a sua verdade, não a minha”.

“O que é verdade para você, não é para mim”.

“Não existe padrão Moral”.

“Cada cultura possui a sua moralidade”.

”Não existe cultura superior ou inferior”.

O relativismo está presente na TV, nos filmes, nos jornais, nas escolas, faculdades e o pior é que muitas vezes não nos damos conta disso.

Mas afinal de contas, o que é Relativismo?

O relativismo consiste em uma doutrina que afirma a relatividade de todo o conhecimento e nega a existência de verdades absolutas.

Gostaria de citar alguns tipos de relativismo:

Relativismo Moral- O bem é tido como aquilo que é socialmente aceito, em contrapartida, o mal é definido por tudo aquilo que foge do grau de moralidade aprovado.

Relativismo Cultural- Define que o conjunto de hábitos, crenças e valores de um grupo, ou seja, a sua cultura, influência no seu conceito de verdade. Portanto, observadores externos não podem julgá-los a partir de sua cultura pessoal, ou ponto de vista. E mais, não existem sociedades superiores ou inferiores. 

Relativismo Religioso-  Questiona a formação de bem e mal, assim como, a chamada Palavra de Deus como a única verdade.  Assim como interpretações feitas por homens dos livros sagrados.

Como podemos observar o relativismo está presente em praticamente todas as áreas de conhecimento.

Como surgiu?

Com a pós-modernidade iniciada no final da década de 80, consolidada em 1989 com a Queda do muro de Berlin, onde ocorre uma ruptura com os ideais iluministas que eram defendidos durante a época moderna; Como os sonhos utópicos da construção de uma sociedade perfeita baseada em princípios tidos como verdadeiros e únicos.

Algumas características da pós-modernidade:

Individualismo (Viver exclusivamente para si)

Hedonismo (Busca incessante pelo Prazer)

Subjetivismo (Realidade vista do ponto de vista pessoal)

Ausência de valores

Narcisismo (Amor pela própria imagem)

Multiculturalismo (todas as culturas são igualmente válidas)

Pluralismo (todo ponto de vista é igualmente válido)

Como afeta a vida cristã?

Queridos, é muito importante abrirmos os olhos e mantê-los bem abertos, estarmos vigilantes, pois satanás tem implantado diversas doutrinas no meio da igreja, pervertendo e enganando a muitos.

Como disse o apóstolo Paulo:

“ Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”.
1 Timóteo 4:1

O relativismo tem invadido os púlpitos de igrejas que se declaram evangélicas; tem sido difundido por pastores, teólogos e muitos crentes.

As consequências dessa doutrina de demônios têm sido catastróficas, pois tem criado um evangelho adulterado e comprometido os pilares da fé cristã, como por exemplo:

a) Descrença na Bíblia como a palavra de Deus e verdade absoluta;

b) Pecado – O que você considera pecado, para mim não é;

c) Salvação, Céu – No final todos serão salvos, porque Deus é amor;

d) Inferno – Nem se prega mais, esse é um tema ausente nos púlpitos, porque não dá ibope.

e) Sofrimento, o problema do mal: Ou Deus é mal, ou ele não é todo poderoso, pois existe mal no mundo;

f) Santidade: Não é necessário viver em santidade seguindo um conjunto de regras velhas, é preciso aproveitar e curtir a vida.

Além de outros pontos.

Qual a resposta Bíblica ?

Diante de um mundo cheio de pontos de vistas e falsas verdades, é necessário nos voltarmos para a Palavra de Deus, ela é o nosso manual de fé e prática. E o que a bíblia diz a respeito do relativismo?

Em primeiro lugar é importante ressaltar, que essa não é uma ideia nova, observe comigo:

“Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos“. Juízes 21:25

Olha só, a bíblia diz que cada um fazia o que parecia reto/bom aos seus olhos, ou seja, cada cidadão de Israel possuía a sua verdade, a sua moralidade, a moral era relativa.

Mas agora observe comigo o que Jesus, o nosso mestre diz a respeito disso:

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará“. João 8:31,32

Para ser verdadeiramente um discípulo de Jesus é necessário permanecer em sua PALAVRA. Eu já falei aqui que a bíblia é o nosso manual de fé e prática.

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Mas que verdade é essa? E do que precisamos ser libertos?

“Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”. João 17:17

Mais uma vez nas palavras do nosso mestre Jesus, podemos observar que EXISTE SIM UMA VERDADE ABSOLUTA, e essa verdade é a PALAVRA DE DEUS.

A Bíblia não é um livro velho, cheio de regras antigas, escrito por homens mentirosos.

A Bíblia é a palavra do próprio Deus, ela nos liberta de nossos pecados, ela nos guia no caminho da salvação, ela gera em nós o arrependimento de nossos pecados, ela é o nosso padrão de moralidade e verdade.

Nela o nosso Deus inseriu tudo o que precisamos saber para viver de acordo com a sua vontade e o seu querer.

Todos os caminhos levam a Deus?

Todas as religiões são boas e corretas?

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6

Observe comigo mais uma declaração do nosso mestre. Ele diz:

Eu sou, O CAMINHO.

Eu sou, A VERDADE.

Eu sou, A VIDA.

O artigo aqui é definido, Jesus não disse, eu sou UM caminho, UMA verdade. NÃO!!

Ele foi exclusivista em dizer que não existe VERDADE longe da cruz, não existe verdade longe do evangelho de Cristo, não existe verdade longe das sagradas escrituras.

E Jesus vai além, ele afirma que NÃO existe outro CAMINHO para Deus a não ser o próprio Cristo.

Muitas pessoas tem tentado chegar a Deus através das boas obras, de esmolas, dos santos, de Maria, dos sacramentos, do batismo, todavia, nosso mestre deixou claro, Eu sou O CAMINHO, ninguém vem ao Pai a não ser POR MIM.

Querido (a) Jovem e Adolescente, não se deixe enganar por doutrinas de demônios (Relativismo), por princípios que só desejam te afastar da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

É possível que ao assumir a postura cristã de que a Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, e uma verdade absoluta, você será taxado de intolerante, todavia, não se envergonhe do evangelho de Cristo, pois ele é SALVAÇÃO para todo aquele que crê.

“Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos”. Lucas 9:26

O que você prefere, ser excluído na escola, ou na faculdade do grupo de “amigos”, ou ser excluído do Céu e ouvir de Jesus, afasta-te de mim maldito para o fogo eterno, porque você se envergonhou de mim e das minhas palavras na terra?

A escolha é sua.

Entenda, eu não estou aqui minimizando o sofrimento de ser tachado na escola, ou de ser excluído. Acredite, eu já fui adolescente, eu sei o que é passar por isso.

Não poucas vezes eu chorei e fui ridicularizada por defender princípios cristãos, porém, o Senhor me fortaleceu. E hoje ao olhar para trás eu me alegro e agradeço ao Senhor por ter permanecido ao lado dele, a recompensa é sempre maior.

E não se engane, o juízo de Deus não dormita, veja o que a palavra de Deus nos diz:

“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo”! Isaías 5:20

Tudo é relativo? Não.

Existe o bem, existe o mal, existe um padrão moral, existem leis, existem normas, existem padrões e eles devem ser seguidos e respeitados. E o que acontece com quem tem defendido, apoiado e praticado a INVERSÃO DE VALORES?

Ai, ai deles.

Todas as vezes que a bíblia pronuncia a sentença Ai, ela está declarando uma sentença de maldição. Seria o mesmo que dizer: Maldito.

Maldito aquele que chama o mal de bem e vice-versa, caso não se arrependa terá de experimentar o juízo de Deus.

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”. 2 Coríntios 5:10

Entenda, somos salvos pela Graça de Deus, não pelas obras, todavia, as nossas obras testificam, provam que fomos redimidos e lavados pelo sangue de Jesus.

Diante de tudo o que foi falado o meu conselho final é:

Querido (a) Jovem e Adolescente, não se envergonhe do Evangelho de Cristo, deleite-se em aprender mais sobre quem Jesus é e a vida que ele tem para você.

Não entre em discussões vãs e loucas, mas encha-se da palavra de Deus e esteja preparado para responder com firmeza e lealdade a cada um que pedir a razão da sua fé.

Creia que mantendo-se fiel o Senhor te honrará e você será Bem-Aventurado.

Que o Senhor continue te abençoando e fortalecendo a sua vida.

Um grande abraço e até a próxima.

Deixe um comentário