Guarda o teu Coração!

Olá meninos  meninas, príncipes e princesas do Senhor. Tudo bem com vocês?

Hoje eu gostaria de falar com vocês a respeito dele: O nosso coração. A bíblia nos dá diversos conselhos a seu respeito, nos exorta a guardá-lo, diz que dele procedem as saídas da vida, diz que ele é enganoso e perverso, no entanto, também diz que o nosso Deus conhece perfeitamente os nossos corações.

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Provérbios 4:23

tesouro-coração-710x270

 

Falar em guardar o coração, pode até soar estranho para alguns, pois temos vivido dias de banalização dos relacionamentos e do sexo, onde acredita-se que quanto mais relações sexuais uma pessoa tiver, maiores serão as suas experiências. Porém, eu creio que escrevo nesse momento para uma geração diferente, que deseja honrar a Deus em todas as áreas de suas vidas, inclusive em seus relacionamentos.

Por isso eu te convido a conhecer hoje, um pouquinho da experiência de um homem escolhido por Deus, que está presente na galeria dos heróis da fé (no livro de Hebreus), todavia, fracassou em sua vida amorosa, por não ter seguido o princípio: Guarda o teu coração!

Já descobriu de quem eu estou falando??? Sim? Não?

“E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.
E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.
Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.
Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus”. Juízes 13:1-5

“Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino?
E disse o anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela.
De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará”. Juízes 13:12-14

“Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou”. Juízes 13:24

Ele mesmo: Sansão.

Se vocês observarem, Sansão foi escolhido por Deus desde o ventre para livrar Israel (o povo de Deus), das mãos dos filisteus. Sua mãe era estéril, então Deus envia um anjo o qual promete ao casal um filho e dá instruções acerca da criação e modo de viver do menino.

A bíblia nos diz que Sansão foi Nazireu, desde o ventre. Você sabe o que isso significa? Não? Então observe o texto:

“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao Senhor,
De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá. Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas. Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao Senhor, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça. Todos os dias que se separar para o Senhor não se aproximará do corpo de um morto”. Números 6:1-6

O Nazireado consistia em um voto, consagração, entrega que um homem, ou mulher poderia fazer a Deus, porém no caso de Sansão, foi o próprio Deus quem o escolheu. É importante ressaltar que esse voto trazia consigo alguns requisitos básicos, sendo eles: Não tomar bebida forte; Não tocar em coisas mortas e não cortar o cabelo.

Um outro ponto importante a ser destacado é que Deus exortou firmemente seu povo por diversas vezes, a não fazer aliança com outros povos que não fossem tementes ao Senhor e isso inclui, NÃO CONTRAIR MATRIMÔNIO com outros povos. A justificativa de Deus para tal proibição é clara: Para que eles não façam vocês se desviarem dos meus caminhos e os levem a adorar outros deuses. Observe:

“Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;
Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria”. Deuteronômio 7:1-4

Essa era uma ordem clara de Deus a todo o povo de Israel, e Sansão o então líder da nação, possuía total conhecimento acerca da vontade de Deus para seu povo, contudo, Sansão ao ver uma mulher estrangeira se sente atraído por ela e ignora totalmente as orientações dadas por Deus.

1º Ato de Desobediência:

“E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos”Juízes 14:1-3

A situação aqui é muito séria. Sansão líder do povo de Israel, escolhido por Deus desde o ventre, consagrado ao Senhor, desce aos filisteus, diga-se de passagem, que eram INIMIGOS do povo de Israel, INIMIGOS de Deus e sente atraído por uma mulher.

E não para por aí, Sansão declara a sua “atração” ao seu pai e como uma criança mimada, “manda” o pai ajeitar o casamento.

O texto mostra claramente que Manoá, tenta fazer o filho mudar de ideia, declarando que aquele era um povo distante de Deus, fora da aliança, “incircuncisos”, inimigos do povo de seu povo. O pai de forma vã o exorta a buscar mulheres Israelitas, tementes ao Senhor, porém, a justificativa de Sansão é: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos”Juízes 14:3

PORQUE ELA ME AGRADA OS OLHOS. Por uma atração física, Sansão desobedece a Deus, aos seus pais e põe ainda o seu povo em uma situação embaraçosa.

RESULTADO: “Então perguntaram os filisteus: Quem fez isto? E responderam: Sansão, o genro do timnita, porque lhe tomou a sua mulher, e a deu a seu companheiro. Então subiram os filisteus, e queimaram a fogo a ela e a seu pai”. Juízes 15:6

Para um melhor entendimento do que aconteceu com a esposa de Sansão e sua família, eu sugiro que vocês leiam todo o capítulo 14 e 15, eu coloquei apenas o veredicto para que fique claro que a história teve um fim extremamente trágico e que Sansão foi o responsável por ele.

2º Ato de Desobediência:

“E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela“. Juízes 16:1

Sansão não se contentou apenas com sua primeira escolha errada. Novamente, ele desce à terra de seus inimigos e agora se deita com uma prostituta, creio que esse segundo ato de desobediência despensa comentários.

3º Ato de Desobediência:

“E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila”. Juízes 16:4

O versículo em destaque narra a terceira escolha de Sansão e certamente a mais infeliz de sua vida, mas, chamo a atenção para a palavra “afeiçoou” que pode ser entendida também como, se apaixonou. É a primeira vez que a bíblia relata os sentimentos de Sansão em relação à mulher, as demais se trataram apenas de atração física.

Caráter de Dalila: “Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata“. Juízes 16:5

Quem era Dalila? Pela referência citada, podemos concluir que Dalila era uma mulher de caráter duvidoso, a qual por uma quantia em dinheiro, aceitou enganar e manipular a Sansão.

Ao lermos o capítulo 16, entendemos que Dalila aceitou a proposta dos filisteus (enganar a Sansão e descobrir o segredo de sua força). E por várias vezes, de maneira incisiva pressiona a Sansão que lhe revele o segredo de sua força.

Porém, o que nos chama a atenção não é a atitude de Dalila e sim a atitude de Sansão, que começa a “brincar”, se divertir com a situação. Primeiro ele diz que deveria ser amarrado com sete vergas de vimes frescos, depois com cordas novas e cada vez que Dalila assim o fazia, Sansão dava um “show”, se livrando facilmente da armadilha, impressionando a todos e se certamente se sentia “o cara”.

O perigo que temos aqui é o seguinte: Sansão brincou com o pecado, quando a palavra do Senhor nos exorta:

“Foge da aparência do mal”. 1 Tessalonicenses 5:22

As intenções de Dalila em relação a Sansão estavam evidentes, Sansão certamente sabia de suas reais intenções, todavia, por “se achar”, bom o bastante, forte, ele insiste em brincar e negociar com o pecado.

Queda gerada pela insistência do inimigo: 

Após brincar e se divertir por várias vezes, o inesperado acontece: Sansão perde o controle da situação.

“Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.
E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte. E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem”. Juízes 16:15-17

Dalila usa todo o seu charme e argumentos, contudo, ao perceber que eles não estavam fazendo efeito, ela retruca: Você não me ama, não está comigo o seu coração.

Essa frasezinha: Você não me ama, tem levado centenas de milhares de jovens e cristãos em geral a renunciar a sua fé e as verdades da palavra de fim, somente para agradar outras pessoas.

Se você me amasse dormiria comigo antes do casamento, se você me amasse deixaria de ir na igreja para ir à festa comigo, se, se, se….

E por estar apaixonado, cego, Sansão resolve ceder. A expressão usada pelo escritor é: “e descobriu-lhe todo o seu coração”.

Sono, dormência espiritual:

Após se entregar por completo a vontade do inimigo, o versículo abaixo declara como estava a vida espiritual de Sansão:

“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força”. Juízes 16:19

A dormência espiritual tem levado muitos para longe de Deus. Muitos usam o “nada a ver”, outros ” é apenas dessa vez”, ” eu sei o que estou fazendo” ou ainda “eu sou forte”, afim de justificar sua dormência espiritual e seus pecados.

Sansão dormiu, Dalila cortou o seu cabelo e a sua força, se foi.

Tragédia:

A primeira vez que li o versículo a seguir, não pude evitar as lágrimas em meus olhos e o aperto em meu coração, por ser a situação mais terrível em que um crente pode se encontrar.

“E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele“. Juízes 16:20

Sansão acordou e pensou, eu irei vencer mais uma vez, isso já é um costume para mim, eu sempre faço isso, entretanto, a bíblia declara: porque ele não sabia que o Senhor havia o deixado.

Sansão brincou com Deus, com os segredos de Deus, com as ordens que o Senhor havia dado a ele e mesmo assim ele achou que se daria bem, o que deixa evidente que o pecado CEGA as pessoas. O segredo da força de Sansão não estava em seus cabelos cumpridos, mas,  sim na presença maravilhosa, no manifestar da graça e do Espírito de Deus presente em sua vida.

Consequência:

Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere”. Juízes 16:21

O resultado da desobediência foi terrível, ter os olhos arrancados, não posso nem imaginar, todavia, mais terrível que viver sem enxergar, é viver sem a presença de Deus.

Salomão:

Aqui ainda temos o exemplo do rei Salomão, que também desobedeceu a Deus em sua vida sentimental:

“E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,
Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.
E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,
Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.
Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai”. 1 Reis 11:1-6

Para nós hoje:

E por fim, para nós hoje. A palavra não mudou, o Senhor não mudou, ele permanece o mesmo.

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?”2 Coríntios 6:14,15

Se você está aguardando a sua benção chegar, espere no Senhor. Lembre-se que a pessoa “certa” é aquela que te aproxima de Deus, não troque aquilo que Deus tem reservado para você por uma mentira de satanás, lembre-se que ele veio para matar, roubar e destruir. Entregue hoje o seu coração a Deus!

 

Perdão:

E se por acaso, você está lendo esse texto e já teve o seu coração despedaçado, porém, se arrepende e almeja receber o perdão de Deus e receber a sua restauração, não fique triste, o permanece com os braços entendidos para te perdoar e te abraçar.

“Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.
Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar”. Miquéias 7:18,19

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. 1 João 1:9

Mas lembre-se você terá de conviver com as consequências do pecado, essas são inevitáveis.

É isso galera, que o Senhor nos abençoe, nos fortaleça e oriente a esconder os nossos corações atrás da cruz de Cristo. Um abraço enorme e até mais!!

Um comentário sobre “Guarda o teu Coração!

Deixe um comentário